setembro 19

Resultados NewBot – 19/09/2017

Olá, pessoal!

Recebi hoje, após uma semana, a resposta da Smarttbot sobre o problema que tive na operação de um dos robôs no dia 13/09. No final deste post está o histórico completo das mensagens. De qualquer forma, acho que vale um breve relato do ocorrido e minha análise da resposta da empresa.

No dia 13/09, um dos meus robôs (5%, que faz até 5 trades por dia) teve comportamento completamente inesperado. Ele fez a entrada normal, com 1 minicontrato. Após um tempo, fez a reentrada prevista, com mais 2, totalizando 3 minicontratos. Pronto, isso era o previsto e agora, a saída seria no stop gain, stop loss ou no limite de horário. Porém, ao preço caminhar contra a minha operação, ele fez uma segunda reentrada, com mais 6 minicontratos. Essa entrada extra gerou prejuízo de R$ 90,00 a mais do que ocorreria caso o robô tivesse funcionado corretamente.

Na resposta, a empresa se eximiu de toda e qualquer culpa sobre o ocorrido. Em todo momento deixou claro que “problemas acontecem” e que é “responsabilidade do usuário” controlar as operações. Pois bem, muita calma nessa hora Smarttbot.

Existem diversos tipos de problemas que podem ocorrer e gerar prejuízos nas operações com robôs no dia a dia, como a slippage, o delay de acesso, estratégia ruim, etc. Obviamente a Smarttbot não é responsável por esse tipo de problema. Porém, quanto a erros operacionais, a coisa complica um pouco mais.

Primeiramente, vou separar os erros em dois grupos. O primeiro são os erros externos, causados por terceiros ou força maior. Como exemplo, podemos citar falhas na internet, falta de energia, problema na comunicação com a bolsa, incêndio no prédio, etc. Também acho que, nesses casos, não há responsabilidade da empresa.

Porém, existem os erros internos, que são aqueles causados por falhas da própria Smarttbot, e que eu acho que vocês são responsáveis sim por este tipo! Vamos a alguns exemplos nos quais eu acho obvia a responsabilidade da empresa:

1 – Eu configuro o robô para operar com 1 contrato. A Smarttbot manda ordens de 100 contratos para a bolsa. Quem é o responsável?

2 – O robô está configurado para operar até as 12:00 hs e a Smarttbot manda ordens às 16 hs. Quem gerou o problema?

3 – O robô está configurado (e só existe essa possibilidade) para realizar uma reentrada. A Smarttbot realizada várias reentradas extras. Quem é o culpado?

Enfim, eu poderia elencar aqui mais diversas situações no mesmo sentido, mas não acho necessário. Acredito que todos já pegaram o espírito da coisa.

Na verdade, no meu caso, eu pago a Smarttbot para algo muito simples. Executar o algoritmo da NewBot e enviar ordens para a minha corretora quando o algoritmo apontar. Eu não pago para ter as ordens executadas ou para ter lucro no final do mês, eu pago para que um algoritmo seja executado de forma correta se segura, simples assim. Então, se vocês não se responsabilizam nem por isso, vocês não se responsabilizam por absolutamente nada!

É preciso ressaltar que a empresa me ofereceu um crédito até maior do que o prejuízo, a ser descontado na próxima mensalidade. Mas o problema foi dar a entender que isso é um favor, um agrado, uma gentileza para mim, e não devido à responsabilidade do problema. Com isso, fica a dúvida, com 90 reais tudo bem, mas como seria se fossem 30 ou 40 mil? Seriam também tão “bonzinhos”?

Eu já tive muitos problemas operando com robôs. O software parar de funcionar. A corretora rejeitar as ordens. Ficar sem internet. Mas sempre era um problema de entrada ou saída da operação. Nunca houve um robô entrando no volume maior do que o configurado ou fazendo coisas fora do algoritmo contratado. O problema é que, enquanto os erros do primeiro tipo se limitam ao volume que eu configurei nos robôs, erros desse ultimo tipo não tem limite. No meu caso, a ordem errada poderia ter qualquer tamanho. Isso é muito assustador.

Eu não vou encerrar as atividades na Smarttbot nesse primeiro episódio, porém, será necessário bastante tempo até eu confiar em colocar uma operação realmente grande para rodar lá. Especialmente pela não aceitabilidade da responsabilidade demonstrada na resposta da empresa.

Gmail – Erro na execução da lógica de robô em conta real

Um abraço!

 

Facebook: https://www.facebook.com/InvestRobo/

Twitter: @InvestRobo

 

NewBot GOLD 1 WDO 1% :

NB-2017-09-19-1%

NewBot GOLD 1 WDO 2% :

NB-2017-09-19-2%

NewBot GOLD 1 WDO 5% :

NB-2017-09-19-5%